O voleibol é o primeiro esporte do Brasil. Tiramos aqui o futebol, que como diria Bebeto de Freitas, é religião.
Em 1998, aqui em Valinhos, tinhamos 05 equipes no naipe masculino disputando torneios; sendo que a base destas equipes jogou o campeonato paulista em 2001 e 2002.
Hoje a retomada do trabalho de base é urgente. Numa análise rápida e superficial, podemos dizer que a saída das escolas ( Sesi principalmente )de excelentes professores de educação física e amantes do voleibol, como Petta, João, Cíntia, Edna, Eu mesmo, o saudoso Eledir fez com que a procura pelo voleibol diminuisse drasticamente. As escolionhas também estavam repletas, tivemos gente boa trabalhando com nosso esporte. Fabiano, Divanir, Walter...
Com a reestruturação da Secretaria de Esportes, tivrmos uma quebra, até certo ponto natural e esperada, já que houve um hiato na preparação das equipes.
Portanto, precisamos do dobro de trabalho. Ainda não entendo porque o voleibol valinhense que já teve cinco professores trabalhando no voleibol, tem atualmente três. Outras modalidades tem muito mais do que o esporte potencializa.
Oras, o voleibol brasileiro continua forte, a seleção ganhando, jogos cada vez mais passando na tv. è certo que a meninada tem mais opções de esporte e de lazer, mas $#!&X# precisamos trabalhar. O voleibol valinhense tem uma filosofia de trabalho, tradição vencedora. Por mais que os críticos e imbecis de plantão desdenhem, o histórico está registrado. Não é como diria um ex-diretor(?) que, pasmem, "o que passou, passou", eheheheheh, coitado, ele não deve reconhecer sua mãe....
Então, beleza. Com problemas, dificuldades ou contratempos precisamos retomar o trabalho de base, nos naipes masculino e feminino. Urgente.
Em fevereiro fizemos a peneira.