quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DE NOVO: Formar atletas...

Primeiro que sinceramente acho que ninguém ensina ninguém a jogar algum esporte. O caboclo já nasce para a coisa, o que muitos definem como talento.
Já ouvi pessoa me dizendo " Putz, mas se eu ficar todo dia treinando 8 horas eu também vou ficar bom..." Com a habitual paciência, que é mãe das virtudes, respondi "Não meu amigo, no máximo você vai ficar melhor do que é. Beleza talvez não passe vergonha brincando na praia, mas daí a JOGAR vai uma enorme diferença". É a mesma coisa dizer que posso aprender tocar violão. Nãooooooo. No máximo após aulas e aulas vou tocar poarabéns prá você e algumas músicas ridículas do Caetano (Arrghh).

Ou seja ou você joga ou não joga. Mais ou menos não serve.

Os treinadores conseguem sim "lapidar a pérola", transformar o brutamontes, num brutamontes com qualidade. 

Quanto mais dinheiro - BEM APLICADO, mais estrutura, mais acompanhamento, mais chance de sucesso, já que além da qualidade e diversidade dos treinos (físicos, técnicos, táticos, psicológicos, teóricos..) está o aporte da nutrição, escolar, médico, odontológico. Além do atleta treinar junto com outros bons atletas, o que permite que o treinador e comissão que  planejam o treino vejam os objetivos serem realizados. 

Adianta eu ter o canhão de saque se o @#$%## não passa nem bola vindo de toque? Posso planejar um treino de bloqueio, se nem todos atacam? Bom aí, comno diria Seu João é a Baba do Boi.

Então ninguém quer mais passar ´por estas etapas árduas. Me dê patrocínio, dinheiro, estrutura e cobre os resultados. Beleza, aí vamos ver quemn têm garrafa para vender!!!

Mas o foda, é depois de vinte anos de voleibol, conseguindo bons resultados, dentro da estrutura oferecida, e sem falta de modéstia, considero um excelente trabalho, onde deixei família em segundo plano para me dedicar aos atletas. E o monstrinho que discordar faça melhor para depois vir conversar comigo. Nas condições (não que eu quisera), mas com atletas exclusivamente do município sem ganhar nada. Aí quero ver o verdadeiro treinador em ação. Vai lá, ganha do Pinheiros, São Caetano, RioBranco/Americana, Palmeiras/Guarulhos, São Sebastião, Jhonson/São José dos Campos, equilibre jogos com Banespa, Objetivo/Sorocaba, entre outros. É história, é registro.

Claro que é preciso comprar certo. Como acho que o Marcos Pacheco da Medlley fez. Orçamento razoável, montou um bom elenco e mais esperto ainda trouxe sua comissão técnica, já que com os "famosos" de campinas nem com novena.

Agora pe bom esclarecer que Campinas tem as equipes da Medlley (Adulto e menores) e, como diria o Prof. Eduardo e outro grupo da divisão de acesso. Não aguento mais ver neguinho treinar com camiseta de times em que nunca jogou. è estranho, aliás eu sou estranho, mas tem muito caixa do Banco Santander que diz ter jogado nos times do Banespa. Vai ver que foi no clube, casados X solteiro... 

Para encerrar, poucas coisas me irritam mais do que atleta moleque, irresponsável, covarde e imbecil. Não posso entender você "ensinar o peão" a andar por ano/anos e belo dia vai para outro lugar, SEM AO MENOS DIZER face to face: FUI.

Em tempo, já levei em meu carro atletas para participar de peneira no Banespa e já briguei com o camarada que o pôs o cartaz, no ginásio em que treinava, da peneira deste mesmo time no ano em que disputaria o mesmo campeonato paulista. Aí é remar contra.

Se for para disputar um campeonato mais inmportante- No caso do masculino considero da categoria Infanto para cima. Antes é importante jogar, jogar e jogar. Ninguém vai falar não para um rapazinho de 1,90 e la vai fumaça com boa experiência adquirida. Ninguém rasga nota de cem! Como diria Nelson Rodrigues sindrome de vira-lata é foda. 

Adorei minhas equipes aguerridas, onde no ataque de rede, adversários mostravam sorrisos irônicos, e na hora do jogo, que não era aquecimento, tinha saque, passe, levantamento, bloqueio, movimentação, garra, nervosismo. Ganhamos INÚMEROS JOGOS ASSIM. 

Espero ter outros times assim, maspeloamordedeus, parem com esse negócio de espelho de índio, sai daqui para jogar em merda, em troca de camiseta e maletinha e status do nome que é similar, lou não de equipes de alto desempenho. Nossa, parta, preciso tomar um engov.






SELETIVA DE VOLEIBOL