Não sei o número deste, mas na última conta que fiz, logo antes de sair da Prefeitura em 2008; tinda participado como treinador desde 2003, em mais de 700 jogos, com média entre 60-70% de vitórias.
Grande coisa? Nem que sim, nem que não, muito pelo contrário.
Quantos títulos paulistas e brasileiros? Nenhum. O que é irrelevante, não que não fosse desejável, nem muito menos qualifica a competência do treinador, mas para o bom, torneios bons tornam o treinador melhor, necessariamente melhor.
Com o orgulho de em todos estes jogos ter contado com jogadores que vivenciaram treinamentos, dentro do que podíamos e podemos oferecer; em que sempre estiveram presentes valores e conceitos de disciplina, solidariedade, importância da dedicação, experimentação em decisões individuais e coletivas, saborear a vitória, sabendo que não é o máximo, administrar a derrota ciente de que não é a tragédia.
Orgulho de disputar o campeonato paulista infanto juvenil masculino com TODOS os jogadores provenientes de equipes de base que montei, e ganhando vários jogos de equipes tradicionais, com recursos (Pinheiros, São Caetano, Jhonson, Americana...). Neste ano o campeão foi a Hebraica - que contratou 3 "gigantes" da seleção infanto e que no ano seguinte ficou em último, com o mesmo técnico, só que com jogadores associados. Este nosso amigo treinador é bom, ou não. É o máximo ou uma tragédia? Não sei. È preciso tempo, situações e jogos para avaliar o trabalho de alguém.
E avaliar não é julgar, é analisar, é refletir sobre a prática.
Aliás só levo em consideração avaliações, sejam críticas ou elogios, se estas vêm de pessoas que sabem o que falam e desprovidas de interesses com segundas e terceiras intenções...
Valinhos perdeu grande chance de consolidar o trabalho de voleibol em 2002, com esta equipe que vinha do campeonato paulista, com os juvenis que tínhamos. A necessidade do vínculo clube-empresa-prefeitura, de bolsa de estudo, ajuda de custo, atendimento médico e odontológico, entre outros aspectos fundamentais numa estrutura básica para a formação sólida de uma equipe com grandes objetivos. Não foi possível, por vários motivos, principlamente a falta de interesse - neste nível de ação, da administração da época. Pena.
Quanto ao título deste:
Ontem, dia 20/08, perdemos de Jundiaí por 3X0 na categoria Adulto Masculino. A classificação já estava garantida, e devemos enfrentar exatamente Jundiaí no play-off da semi-final, em melhor de 3 jogos. Nesta oportunidade jogamos mal. Sem stress, os próximos valem! Como diria minha vó, quem viver verá.